O INCT-FNA

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia: Física Nuclear Aplicada (INCT-FNA) faz parte do programa de institutos nacionais, promovido pela parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTI), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro(FAPERJ) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Atualmente o INCT-FNA conta com mais de 130 pesquisadores  atuando em diferentes áreas, tanto teóricas quanto experimentais, básicas, aplicadas, tecnológicas e de inovação e que desenvolvem pesquisas em física das partículas elementares, astrofísica, reações nucleares, física nuclear multidisciplinar, entre outros.

Este INCT tem como objetivo a coordenação e apoio a estes pesquisadores, estimulando a interação entre as áreas e entre grupos teóricos e experimentais, criando uma rede de cooperação científica interinstitucional, visando não somente apoiar atividades de pesquisa na fronteira do conhecimento, mas também, como consequência destas pesquisas, contribuir para a solução de problemas nacionais e atuar em áreas estratégicas para o país. Daremos apoio financeiro a novos laboratórios e contribuiremos para a expansão e consolidação de laboratórios já existentes, por meio da organização de visitas científicas e outros tipos de intercâmbio, sempre envolvendo pesquisadores e alunos de pós-graduação, e dando especial atenção a grupos emergentes situados longe dos grandes centros.

Daremos apoio à melhoria de cursos de pós-graduação já existentes, mas com limitações, e à criação de outros cursos. A divulgação da ciência nuclear ao grande público também é um objetivo importante do INCT-FNA. Objetivos específicos estão listados a seguir: