Física Nuclear e Aplicações

Projeto Prof. Paulo Roberto Silveira Gomes

O INCT-FNA

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia: Física Nuclear e Aplicações (INCT-FNA) faz parte do programa de institutos nacionais, promovido pela parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTI), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro(FAPERJ) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Atualmente o INCT-FNA conta com mais de 130 pesquisadores que desenvolvem pesquisas em física das partículas elementares, astrofísica, reações nucleares, física nuclear multidisciplinar, entre outros.

Física Nuclear em Todos os Cenários Arqueologia Datação de Objetos de Arte Fração Biogênica Oceanografia Interações de Hádrons e Plasma de Quarks e Glúons Origem dos Elementos Terra como Detector Formação do Universo Física Médica Reações Nucleares

Últimas Notícias e Divulgação de Eventos

Informes e Destaques

Ex-diretora do Laboratório Aberto de Física Nuclear da USP e professora titular sênior aposentada, física continua pesquisando e divulgando a ciência aos 82 anos

A física Alinka Lépine-Szily, 82 anos, recebeu no domingo, dia 17 de março, a comenda da Cruz-Cavaleira da Ordem do Mérito Húngara, do governo da Hungria, em cerimônia realizada no auditório do Colégio Santo Américo, em São Paulo, instituição fundada por monges beneditinos húngaros em 1951. (mais…)

O INCT-FNA irá promoverá o IV Simpósio INCT-FNA, a ser realizado entre os dias de 23 a 26 de Abril de 2024 em sua instituição sede, a Universidade Federal Fluminense (Niterói-RJ). (mais…)

A Profa. Dra. Kita Macario, coordenadora do Laboratório de Radiocarbono da UFF (LAC-UFF), o primeiro Laboratório dedicado à datação por 14C-AMS da América Latina, recebeu, no dia 01/12/2023, o Prêmio UFF de Excelência Científica (mais…)

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) estuda há dez anos um dos grandes mistérios do Universo: a emissão de pulsos de rádio em anãs brancas, o estágio final de estrelas como o Sol, que não deveriam apresentar essa atividade de acordo com o conhecimento reunido até hoje sobre esses corpos celestes. As emissões são comuns em estrelas de nêutrons, que se formam em explosões de corpos muito maiores que o Sol em supernovas. (mais…)

Últimas Publicações dos Membros do INCT-FNA

Se você é um Membro Participante do INCT-FNA, envie-nos suas publicações!