8 de janeiro de 2019 | Destaque, Informes e Destaques
Entre os dias 4 e 8 de dezembro ocorreu a 13th International Conference on Nucleus-Nucleus Collisions (NN2018) na cidade de Saitama no Japão. O evento é realizado por grandes instituições de pesquisa e conta com a participação dos mais importantes nomes da comunidade cientifica internacional.
Foto oficial com idealizadores, organizadores e participantes do NN 2018.
O Brasil e o INCT-FNA estiveram muito bem representados. Participaram dessa edição do evento os pesquisadores Débora Menezes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Jesús Lubián Riós da Universidade Federal Fluminense (UFF).
O Prof. Jesús Lubián apresentando os resultados das pesquisas que vem desenvolvendo.
A Prof.ª Débora Menezes da UFSC nos deu alguns detalhes sobre o evento. Segundo a pesquisadora o nível de seriedade e organização do evento foi excelente, com destaque para o controle do tempo das apresentações, tanto nas plenárias quanto nas sessões paralelas.
Durante a sua apresentação, que abordou as Transições de Fase na QCD, a Prof.ª Débora Menezes foi questionada sobre outro tema que vem sendo objeto de seus estudos e pesquisas, o que deixou claro o quanto o trabalho que ela vem desenvolvendo é conhecido pela comunidade científica internacional.
A Prof.ª Débora Menezes e demais membros da comunidade científica
A professora que também compõe o Comitê Gestor do INCT-FNA, falou-nos sobre a importância do evento para a Física Nuclear no Brasil. “Eventos desse porte sempre tratam questões na fronteira do conhecimento e nos mantêm atualizados”, destacou.
Cartazes das apresentações da Prof.ª Débora Menezes
Durante a sua viagem ao Japão a professora ainda teve a oportunidade de ministrar dois seminários na Universidade de Saitama, aonde foi muito bem recebida e se surpreendeu com a atenção, carinho e respeito com que fora acolhida.
Prof.ª Débora Menezes ministrando seminários na Universidade de Saitama
Prof.ª Débora Menezes e os participantes dos seminários
O carinho e o respeito pela Prof.ª Débora Menezes expressos nos diversos bilhetes que recebeu dos participantes ao término dos seminários.