9 de agosto de 2019 | Destaque, Informes e Destaques

MEMBRO DO COMITÊ GESTOR DO INCT-FNA PARTICIPA DA REUNIÃO DA COMISSÃO DE FÍSICA NUCLEAR (C12) da IUPAP

De 29 de julho a 2 de agosto p.f., ocorreu a 27th International Nuclear Physics Conference (INPC 2019), em Glasgow. Essa é uma das maiores conferências internacionais de física nuclear, patrocinada pelo Institute of Physics (IOP) e apoiada pela International Union of Pure and Applied Physics (IUPAP) e, neste ano, contou com a participação de quase 700 participantes*.

A Prof.ª Débora Peres Menezes da UFSC, que integra a diretoria da SBF e o nosso Comitê Gestor e a Prof.ª Alinka Lepine-Szily do IF-USP que também compõe o nosso Comitê Gestor, participaram do evento. A Prof.ª Débora Peres Menezes nos relatou o que aconteceu por lá.

Dois aspectos do evento dignos de nota foram o tributo ao Prof. Mahir Hussein, que desenvolveu quase toda sua carreira no Brasil e a palestra de Anna Frebel (MIT), ministrada com seu bebê de 4 meses no colo”, destacou a Prof.ª Débora.

Foto: A comunidade da física nuclear prestou homenagem a Mahir Hussein (1944-2019), professor que também atuava junto ao INCT-FNA, falecido em 16 de maio.

Durante a INPC 2019, houve a reunião da Comissão de Física Nuclear (C12) da IUPAP, composta por 14 membros, dentre os quais Claes Fahlander (Suécia, presidente), Anni Aprahamian (EUA, atual secretária e próxima presidente, a partir de 2020) e a própria Débora Peres Menezes (UFSC, SBF, Brasil). De acordo com a professora, vários pontos burocráticos foram discutidos, e três dentre eles foram os mais relevantes. Veja-os a seguir, a partir de parte do texto redigido e que nos foi enviado por ela mesma:

2019 é o Ano Internacional da Tabela Periódica, proposta por Dmitiri Mendeleiev e que tem sido incrementada, não mais pelos químicos, mas pelos físicos, responsáveis pela sintetização dos novos elementos químicos, de vidas muito efêmeras, porém detectáveis por meio de processos de decaimento alfa. A ponte de interlocução entre a IUPAP e a International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC) é feita justamente pelo C12, um dos mais ativos comitês da IUPAP que foi presidido até 2017 pela Profa. Alinka Lépine, da USP. Durante a reunião do C12, houve um momento de discussão conjunta com o Prof. Lars Öhrström, chefe da divisão de química inorgânica da IUPAC, com a finalidade de afinar os discursos sobre a notificação dos novos elementos.

Foto: Anna Frebel (MIT) ministrando palestra com seu bebê de 4 meses no colo

A IUPAP oferece apoio financeiro e endosso de acordo com as regras estabelecidas em https://iupap.org/sponsored-conferences/conference-policies/. Um ponto de extrema importância para se obter endosso ou financiamento é que seja obedecido o mínimo de participação feminina de 20% tanto no Comitê Organizador, como no International Advisory Committee, quanto dentre os palestrantes convidados. A IUPAP conta com a comissão Gender Issues, que tem feito acompanhamento da situação das mulheres trabalhando em física por meio de dados e de questionários (foto anexa).

Por fim, discutiu-se também o local de realização do próximo INPC, que ocorrerá na Cidade do Cabo, na África do Sul, em 2022. A próxima reunião do C12 ocorrerá em 2020 em data e local a serem definidos em breve.”

O Coordenador do INCT-FNA, Prof. Takeshi Kodama, em um breve comentário, ressaltou que é importante que membros do INCT-FNA (outrora a Prof.ª Alinka Lépine-Szily, e agora a Prof.ª Débora Peres Menezes), representem o Brasil na IUPAP.

*A programação completa do evento e os slides das palestras podem ser vistos a partir do link: http://inpc2019.iopconfs.org/home .