27 de fevereiro de 2019 | Eventos

Mini curso de pós-graduação no IFUSP: Simetrias em núcleos espelhos: uma ferramenta para estudar a estrutura nuclear

O programa de pós-graduação do IFUSP irá oferecer entre 18/03/19 a 22/03/19 o minicurso sobre simetrias em núcleos espelhos, a ser ministrado pelo professor Francesco Recchia, da Universidade de Pádua, Itália.

Simetrias em núcleos espelhos: uma ferramenta para estudar a estrutura nuclear

Resumo: Simetrias em física estão relacionadas às leis de conservação e às quantidades conservadas. Na física nuclear foram identificadas várias simetrias, em particular, a simetria de isospin, que está relacionada ao comportamento idêntico de prótons e nêutrons no campo nuclear. Neste minicurso será apresentada a simetria de isospin em núcleos espelhos, a qual permitem o estudo das propriedades de núcleos rotacionais. Serão apresentados alguns exemplos de metodologias, resultados de experimentos recentes e modelos teóricos utilizados nesses estudos. Serão apresentados também os estudos das diferenças energéticas de estados excitados em núcleos espelhos e núcleos análogos na região de massa entre A~30 e A~70, os quais têm permitido a investigação da evolução das funções das ondas nucleares com o aumento do spin.

Local: Sala de Seminários do Departamento de Física Nuclear
Ed. Oscar Sala, Instituto de Física da USP
Rua do Matão 1371, Cidade Universitária, 05508-090, São Paulo, SP
Data/horário:
Das 14:00 às 16:00 horas segunda-feira (18/03), quarta-feira (20/03) e quinta-feira (21/03)
Inscrições: Comissão de pós-graduação do IFUSP
E-mail: cpgusp@if.usp.br