O INCT-FNA participou do XV Seminário da SNCT 2018

Ocorreu em Brasília, nos dias 19 e 20 de setembro de 2018, o XV Seminário dos Coordenadores da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), teve a também a participação de representantes do INCT-FNA.

Profs. Carla Carvalho e Rodrigo Negreiros junto ao mapa que sinaliza o alcance territorial das atividades da SNCT 2017.

A Prof.ª Carla Carvalho e o Prof. Rodrigo Negreiros, ambos membros da coordenadoria do INCT-FNA, participaram do evento.

Já na abertura do evento, representantes do CNPq e do MCTIC destacaram o potencial transformador da realização das SNCT na educação e na popularização do conhecimento científico, representando um importante patrimônio da civilização.

Em seguida foi apresentado e debatido o tema da SNCT 2018 – Ciência para a Redução das Desigualdades. Observou-se que a busca pela redução das desigualdades faz parte do conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das  Nações Unidas (ONU).

Foram apresentadas ainda as ações que devem nortear as atividades da SNCT 2018 nesse contexto, se destacaram: socializar o conhecimento científico, estimular o ato criativo, atrair jovens para as carreiras científicas, valorizar interesses e saberes locais.

Os organizadores salientaram a importância político-estratégica do registro das atividades a serem desenvolvidas durante a SNCT no site do próprio evento, uma vez que essas informações podem auxiliar na tomada de decisões a fim de adaptar, adequar e promover melhorias nas futuras edições da SNCT.

Outros temas tratados foram: o papel dos Coordenadores (Regionais e Institucionais), as possíveis formas de divulgação das atividades da SNCT 2018 e a busca por apoio local (Prefeituras e demais instituições) objetivando à realização das atividades.

O Prof. Rodrigo Negreiros é um dos Coordenadores de Planejamento Acadêmico do INCT-FNA. Ele avaliou que a reunião foi positiva no sentido de conhecer detalhadamente as possíveis formas de apoio, por parte do CNPq, voltadas a realização de atividades na área de divulgação científica.

A Prof.ª Carla Carvalho representando o INCT-FNA

A Prof.ª Carla Carvalho destacou ainda que a participação de representantes do INCT no evento possibilitou a troca de experiências com os coordenadores da SNCT, onde foi possível desenhar estratégias de divulgação científica e estabelecer novas parcerias.